José Saramago, sobre reyes y elefantes

Trecho de "El viaje del Elefante", de José Saramago.

De cómo el  rey Juan regaló su elefante al archiduque Maximiliano de Austria .
El elefante, de nombre Salomón "tuvo que recorrer Europa por caprichos reales y absurdas estrategias". 
Lo importante: " A mitad de camino hubo un milagro y al final otro".

"Felizmente para a sua credibilidade pública, o elefante é outra coisa.Grande, enorme, barrigudo, com uma voz de estarrecer os tímidos e uma tromba como não a tem nenhum outro animal da criação, o elefante nunca poderia ser produto de uma imaginação, por muito fértil e dada ao risco que fosse. O elefante, simplesmente, ou existiria, ou não existiria. É portanto hora de ir visitá-lo, hora de lhe agradecer a energia com que usou a salvadora trombeta que deus lhe deu, se este sítio fosse o vale de josafá teriam ressuscitado os mortos, mas sendo apenas o que é, um pedaço bruto de terra portuguesa afogado pela névoa onde alguém (quem) esteve a ponto de morrer de frio e abandono, diremos, para não perder de todo a trabalhosa comparação em que nos metemos, que há ressurreições tão bem administradas que chega a ser possível executá-las antes do passamento do próprio sujeito. Foi como se o elefante tivesse pensado, Aquele pobre diabo vai morrer, vou ressuscitá-lo. E aqui temos o pobre diabo desfazendo-se em agradecimentos, em juras de gratidão para toda a vida, até que o cornaca se decidiu a perguntar, Que foi que o elefante lhe fez para que você lhe esteja tão agradecido, Se não fosse ele, eu teria morrido de frio ou teria sido comido pelos lobos".


Comentarios

  1. por suerte hubo un rey Juan que consideraba los elefentes como lo que son> un regalo. No una pieza de cacería.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Fernando! Tive a imensa alegria de estar presente ao lançamento mundial do livro no Sesc Pinheiros, com a presença de Saramago e Pilar!
    Não levei meu livro para o autor fotografar, pois considerei um desrespeito ao escritor que já estava bem debilitado.
    Em algum lugar (infelizmente, acabei de me lembrar que perdi tudo o que havia no computador na época!!!) eu ia escrever que eu havia tinha uma foto do evento em meus arquivos. Não tenho mais.
    A viagem é incrível!

    ResponderEliminar

Publicar un comentario

Entradas populares de este blog